Embora aparentemente filmado e editado em grande parte em segredo, surgiram relatos nas últimas semanas de que o comediante Sacha Baron Cohen reviveu seu personagem Borat para uma sequência da comédia de sucesso de 2006. Notícias de quando o filme deve chegar permanecem um mistério, mas uma nova lista aparentemente revelou o título do filme. De acordo com uma lista agora excluída do site Writer’s Guild of America (H / T The Film Stage), o novo filme é intitulado Borat: Gift of Pornographic Monkey to Vice Premiere Mikhael Pence to Make Benefit Recently Diminished Nation of Kazakhstan, aparentemente aludindo a uma aparição do vice-presidente Mike Pence no filme.
Este título para o seguimento é tão longo e bobo quanto seu antecessor, já que o primeiro filme Borat recebeu o título estendido de Borat! Aprendizados Culturais da América para Beneficiar a Gloriosa Nação do Cazaquistão. O primeiro filme foi creditado a apenas quatro escritores, mas de acordo com esta página, há oito roteiristas creditados em Borat 2. Cohen é obviamente um dos roteiristas com os outros, incluindo Anthony Hines, Peter Baynham e Dan Mazer, que trabalharam no primeiro filme. Os outros quatro escritores incluem Lee Kern e Dan Swimer mais Jena Friedman e Erica Rivinoja (South Park). Cohen, Hines e Swimer são creditados com a história ao lado de Nina Pedrad (30 Rock).
Um relatório anterior sobre a existência do filme confirmou que um corte dele já existe e foi exibido para partes desconhecidas em Hollywood. Em termos de enredo, sugere-se que o filme contará com o personagem principal, já que ele é uma celebridade recém-descoberta após o sucesso do primeiro filme. Como tal, ele tenta se misturar interpretando uma pessoa diferente. O relatório diz que é “Cohen interpreta Borat interpretando Cohen” e, surpreendentemente, dizem que eles estão tentando divulgar o filme até as eleições gerais deste ano, em um esforço para atrair eleitores mais jovens às urnas. Aparições de várias figuras da vida real também foram mencionados, incluindo alguns além do vice-presidente Pence mencionado.
Lançado em 2006, o primeiro Borat foi indicado como Melhor Roteiro Adaptado no Oscar de 2007 e arrecadou mais de $ 260 milhões globalmente. Embora seja uma gota no oceano em comparação com filmes como os da Marvel Studios, Borat foi produzido com um orçamento de US $ 18 milhões e rapidamente se tornou um marco cultural. O primeiro filme agora pertence à The Walt Disney Company depois que eles compraram e absorveram a 20th Century Fox. Resta saber se a 20th Century terá alguma participação na sequência.