Durante anos, os fãs se perguntaram se a Microsoft e a Nintendo um dia encontrariam uma maneira de trazer o serviço de assinatura do fabricante do Xbox, o Xbox Game Pass, para o console atual das empresas japonesas, o Switch. E embora nenhum acordo entre as duas partes tenha chegado a este ponto, novas informações surgiram do chefe do Xbox que nos informou que tal acordo provavelmente nunca será concretizado.
Em uma nova conversa da GamesRadar, o chefe do Xbox, Phil Spencer, foi questionado sobre a possibilidade de ver o Xbox Game Pass chegando ao Switch de uma forma ou de outra. Embora Spencer não tenha respondido definitivamente à pergunta, ele disse que, neste momento, ele não vê isso acontecendo simplesmente porque o Xbox não está planejando trazer o serviço para plataformas que não estão abertas a todos. “Não temos planos de trazê-lo para qualquer outro tipo de plataforma fechada agora, principalmente porque essas plataformas fechadas não querem algo como o Game Pass“, disse Spencer sobre a ideia de trazer um aplicativo nativo do Xbox para o Nintendo Switch. “Há uma tonelada de plataformas abertas para crescermos: web, PC e dispositivos móveis. Portanto, todo o nosso foco, francamente, está nessas plataformas.”
Apesar de derrubar a noção de que o Xbox Game Pass provavelmente algum dia apareceria no Nintendo Switch, Spencer também foi muito franco na conversa e disse que ainda quer o melhor para a indústria de videogames em geral. “Para termos sucesso, não acho que outra empresa precise ficar menor”, disse ele. Ele continuou dizendo que acredita que crossplay também é um aspecto importante do cenário de jogo atual e insistiu que os jogadores devem ser capazes de experimentar certos títulos, como Minecraft, com seus amigos, não importa de onde eles possam se divertir. “Essa guerra pode ajudar um dispositivo a vencer outro, mas não ajuda a indústria”, explicou Spencer. “Acredito que focar na alegria do jogador, facilidade de jogo e acessibilidade, no longo prazo, é a estratégia certa. E acho que a indústria se moverá nessa direção porque é isso que os jogadores exigem.”