Em Dragon Ball Xenoverse 2 nos sitiamos em “Conton City”, lar dos “Patrulheiros do Tempo”, responsáveis por cuidar do fluxo do tempo, garantindo que ele siga seu devido caminho. Estamos no controle de um novato em Conton City, assim como no Xenoverse 1, e temos a disposição as mesmas classes de guerreiros para escolha inicial, sendo elas: Terráqueo, Sayajin, Namekuseijin, Majin ou da raça Freeza, (esse último não tem o nome da raça definido por isso chamaremos apenas de Freeza) cada um com suas características próprias.
Crie e faça parte desse mundo
Dragon Ball Xenoverse 2 apresenta de início a criação do seu próprio personagem, como o título anterior da série, porém, ela foi aprimorada. A lista de opções está enorme, será muito difícil ver dois personagens iguais. Temos a opção de mudar no quesito aparência; a altura, tipo de corpo (mais magro ou mais forte), cabelos, olhos, pupilas, nariz, boca e orelhas, e também de mudar a voz, isso tudo inicialmente, pois é possível comprar nas lojas roupas e acessórios que vão lhe permitir até mesmo recriar seus personagens favoritos. A lista é enorme, então sua criatividade é o limite!
Depois do personagem editado e criado, podemos andar livremente por Conton, a cidade está repleta de personagens e muita informação pode ser obtida deles, você vai encontrar esses personagens sozinhos, em duplas ou em grupos, e é muito legal ver que graças a Patrulha do Tempo as raças se uniram para o bem do universo, encontramos um Namekuseijin formando parceria com um Freeza, Majins, Terráqueos e Sayajins juntos conversando, alguns solitários mantinham sua essência como um Sayajin arrogante e todo seguro de si, bem como é a espécie, outras já bem diferentes como um Freeza que tinha como objetivo preservar a paz e a tranquilidade no universo, bem diferente do Freeza original que conhecemos tão bem.
A história ainda conta com os vilões Towa e Mira que querem modificar o tempo a seu favor, mas desta vez eles conseguiram recrutar outros vilões para os ajudar e cabe a este novo recruta impedir isso.
A princípio você pode ficar entediado por ficar perambulando, falando com os npc’s, mas você não precisa focar nisso, tudo está disponível desde o início, basta alguns minutos jogando e você encontrara os locais para acessar partidas online ou missões paralelas.
O jogo possui diversas lojas espalhadas com todo tipo de coisa, itens, roupas, técnicas, até uma loja de misturas para você fundir materiais encontrados ou ganhos nas batalhas, todas com atendentes robôs, criados pela “Corporação Capsula”. Falando na Corporação, ela também possui algumas lojas onde pode ser encontrado missões paralelas a serem feitas ou apenas para você batalhar off e/ou online.
Personagens da série são encontrados facilmente e eles são parte importante, servindo como mestres para o aprimoramento dos combates e ensinando técnicas únicas que podem ser equipadas no seu personagem, entre eles o Supremo Kaioshin, figura importante na história do jogo (agora chamado de Ex-Kaioshin pois perdeu o posto para a nova Kaioshin do tempo) e possui uma lista de desafios a serem completados com níveis de dificuldade desde fácil até os avançados. A maioria dos locais famosos da série também estão presentes, como a casa do Mestre Kame, a espaçonave do Freeza, a casa do Mr Satan, até mesmo a casa de Majin Boo, você encontrará missões paralelas nesses lugares também, ou treinamento com respectivos personagens.
Embates mais precisos e dinâmicos
A jogabilidade está muito rápida e dinâmica, assim como as lutas do anime. Fazer combos é simples e a variação de ataques é grande, lembrando que sua lista de poderes é imensa devido aos mestres que lhe ensinarão todas as técnicas se assim você quiser.
Faça um combo alternando entre o botão quadrado e o triangulo e ao lançar o inimigo para longe aperte X e seu personagem se deslocará rapidamente para trás dele para continuar a sequência, repita mais alguns golpes e finalize com um Super Ataque, com o passar do tempo e com treino você estará fazendo combos incríveis. A execução dos Super Ataques também está bem simples, aperte R2 e uma janela aparecerá com os nomes dos golpes e o botão correto para cada um deles, apertando L2 + R2 + triangulo ou quadrado juntos você desfere o Ataque Máximo, L2 + R2 + bola temos a Técnica Despertada e por último e não menos importante a Técnica Evasiva apertando L2 + R2 + X.
Batalhas solos e em equipe
Nas batalhas temos o clássico 1X1 com finalização por K.O., mas podemos escolher entre lutas de 2X2 ou 3X3, nessas modalidades com mais personagens a finalização é por tempo, e vence a equipe que nocautear mais a equipe adversária, tendo um aliado nocauteado basta se aproximar do mesmo para reanima-lo, o mesmo ele fará por você, caso tombe em batalha. Outro ponto nas batalhas multiplayer, não muito positivo, é sobre a câmera, com toda a velocidade do combate ela fica fora de foco, e muitas vezes mais atrapalha do que ajuda, da mesma forma é quando enfrentamos os Oozarus em certo momento da história, por causa do tamanho deles e por alguns objetos do cenário, ficávamos perdidos sem conseguir travar a mirar no local indicado, em cenários mais abertos já não tivemos esses problemas.
Visuais impecáveis
Dragon Ball Xenoverse 2 foi lançado somente para a nova geração de consoles e para PC, mostrando que o jogo usa todo o potencial da nova geração de games com sucesso. Jogar e assistir anime hoje em dia é a mesma coisa, e falo de uma maneira geral pois os últimos títulos lançados seja Naruto, One Piece ou este Dragon Ball, estão todos belíssimos. Os traços e feições não deixam desejar e traz uma certa nostalgia aos antigos fãs da série e principalmente irá encantar os recém-embarcados no mundo de Dragon Ball.
Imensa lista de personagens
Como sempre a lista de personagens é imensa e conta com a grande maioria dos que todos já conhecem, inclusive serão adicionados personagens que nunca apareceram na série antes e que fazem parte do novo anime Dragon Ball Super, sendo eles Goku Black e o assassino de aluguel Hit, sem mencionar as formas Super Sayajin Blue de Goku e Vegeta.
Modos online
Para começar a jogar o modo online, basta encontrar os quiosques da Corporação Capsula como foi dito antes, e você pode jogar;
* Partidas de Jogador: onde não se perde pontos nem recompensas por derrota.
* Ranqueadas: com pontuação, vitórias e derrotas irão afetar seu placar entre os líderes.
* Batalha sem fim: uma sala com vários jogadores.
Ao criar uma partida de jogador ou partida de ranking é possível escolher entre batalhas com ou sem limitações, o uso de limitações coloca todos os participantes no mesmo nível, independente de seus níveis reais, dessa maneira, as técnicas do jogador são destacadas e não a força dos seus personagens.
Nas partidas online, tivemos problemas de desconexão, pois o jogo nunca encontrava alguém com o mesmo nível de conexão, um tempo considerável era necessário para termos uma partida até o fim, e isso é muito frustrante, ninguém quer esperar tanto pra jogar, muito menos ter a partida interrompida.
Conclusão
Dragon Ball Xenoverse 2 está muito melhor que seu antecessor, uma cidade maior a ser explorada, muitos personagens falando sobre a história do jogo ou de objetivos pessoais, personagens principais servindo como mentores e aperfeiçoando as técnicas do jogador, uma infinidade de itens a sua disposição, com uma mecânica de jogo fluida, jogabilidade rápida e muito divertida. A câmera não ajuda muito, e em alguns momentos nos deixou com a visão totalmente desorientada, o online peca na hora de achar os adversários, buscando sempre os com menos conexão, em outras ocasiões o próprio servidor caiu deixando nossas partidas pela metade.
Com lutas épicas e nostálgicas, Dragon Ball Xenoverse 2 é um excelente jogo para jogar sozinho ou com amigos porém com algumas ressalvas online, mais é um título da franquia que veio pra ficar, peça garantida na coleção de qualquer fã, e jogo obrigatório para aqueles que buscam muita diversão!!!
Nota: 7
Dragon Ball Xenoverse 2 já está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.