domingo, 24, nov, 2024

spot_img

Review | Fortnite

Fortnite é um jogo cooperativo em terceira pessoa com foco na coleta de recursos e exploração; este jogo da Epic Games está disponível para Xbox One, Playstation 4 e PC.

As primeiras horas mostra que é possível misturar Minecraft com hordas do Gears of War, isso porque o jogo trás elementos de construção herdados de Minecraft, e batalhas com foco em defender aquilo que você construiu.

O jogo foi revelado em meados de 2011, porém, o acesso antecipado é via os pacotes de fundadores que estão disponíveis nas lojas digitais. Vale a pena ressaltar que o jogo passará a ser gratuito em algum momento, entenda que este acesso antecipado seria para uma bateria de testes antes do lançamento em caráter oficial.

Fortnite pode parecer família devido suas características de gameplay, com enredo simplista, vivido em um cenário pós apocalípticos onde a população humana foi reduzida a meros 2% de uma forma inexplicável. Aqui começa seu envolvimento no game, sozinho ou acompanhado de até 3 amigos, é necessário construir bases e fortalezas para sobreviver as tempestades que trazem hordas e mais hordas de zumbis. As missões tem seu tempo cronometrado por um contador ou através do ciclo dia e noite. O jogo é focado no Cooperativo, então, já adiantamos que o jogo aqui só roda online, pela Live ou pela PSN, você precisará estar conectado.

O tutorial, onde é o inicio da sua experiência é talvez a única parte que você ira jogar sozinho. Li relatos onde as pessoas estão jogando sozinhas nas fases, o que não foi  meu caso. Isso deve ser um problema no Matchmaking que provavelmente será resolvido pela Epic Games nessa versão BETA.

 

Skills, heróis, construções, sobreviventes e equipamentos

Camadas e mais camadas de complexidade adentram ao gameplay, por ser uma tendência da indústria, a Epic Games também seguiu o esquema de heróis com habilidades distintas, como no Overwatch, ou Paladins.

Os personagens podem ser desbloqueados por meio de pacotes que são desbloqueados via cash do game ou ao concluir certas missões do jogo.

Existem 4 classes que identificamos neste primeiro momento do jogo, forasteiro, ninja, soldado e construtor, como são muitos os personagens, eles apresentam muitas, mas muitas habilidade mesmo.

Por exemplo, temos heróis com habilidades de coleta de recursos, de construção, disparos de longa distância, alguns focados no combate corpo a corpo, entre outras.

A arvore de Skill é bem grande, digna de um RPG classe A e como se não bastasse ser grande, a bendita da arvore de Skill tem a sua complexidade, oferece aprimoramento para todas as 4 classes iniciais.

Aparentemente um jogo fácil, Fortnite vai fazer você gastar algumas horas, pois aos poucos a complexidade vai adentrando sua experiência de jogo e incrementando uma série de funcionalidades ao gameplay. Um ponto negativo e muito forte, é que o jogo não te apresenta no detalhe esses recurso, o que chega a atrapalhar a jogatina devido a esse monte de informação sem detalhamento, você fica confuso e com receio de escolher algumas coisas pois não fica claro para que servem. São muitos indicadores nos menus que podem e irão confundir os jogadores.

A complexidade está no menu, porque na pancadaria o Fortnite é muito eficiente.

Se o jogo da algumas mancadas nas explicações, o mesmo não pode ser dito na hora da ação. Um jogo sólido, com ótima movimentação, a escolha da câmera em terceira pessoa deixa os controles mais dinâmicos e acessíveis, não importa se você esta no combate corpo a corpo manipulando um machado, ou se está em um tiroteio com uma escopeta calibre doze, você vai se divertir e ver que a jogabilidade em ação é incrível e em poucos minutos sairá dominando a arte de matar zumbis.

O sistema de recursos é incrível, pois o cenário é completamente destrutível e assim você conseguirá metal, madeira, entre outros materiais que serão cruciais para a criação de itens no jogo.

Outro ponde de atenção é o sistema para gerenciamento de recursos e confecção, fica um pouco mais complexo quando se está com um controle em mãos. Se você já teve experiência com esse tipo de jogo em PC utilizando teclado, é óbvio que para distribuir as ações no teclado do mesmo fica mais fácil, afinal, você tem muito mais teclas. No Xbox One, fica nítida a complexidade pela falta de botões, mas com o tempo você pega o jeito e sua experiência fica muito mais fluida.

 

Arte colorida e muito bem trabalhada

Um dos pontos fortes do game é o visual cartunesco, ele me fez lembrar algumas animações que já assisti, ou seja, me deu a impressão de estar controlando uma animação mesmo, sabe? A Epic Games utilizou da Unreal Engine 4, um motor gráfico que casou perfeitamente com a proposta do jogo. Cenários muito bem construídos, as modelagens dos personagens são de excelente qualidade, e os detalhes nos objetos são incríveis. É claro que bugs, como itens desaparecendo, ou personagens presos no cenário serão vistos, mas vale ressaltar que estamos na fase beta do jogo, e que este tipo de problema normalmente é resolvido com alguma atualização.

 

Conclusão

Se você procura um jogo cooperativo para se divertir com os amigos, Fortnite é um prato cheio! Visual colorido e caricato, batalhas empolgantes com um toque de trabalho em equipe e estratégia. Ele com certeza vai proporcionar momentos de diversão para você e seus amigos. Pode deixar a complexidade de lado e o velho “jargão” de jogo genérico, Fortnite vai atender o seu objetivo que é a diversão dos jogadores. Pode juntar os amigos, porque risadas, e zumbis não irão faltar.

Prós

  • Combate empolgante e frenético;
  • A parte de construção;
  • Traz elementos de jogos que estão em alta no mercado;
  • Gráficos bem trabalhados;
  • Jogo divertido para jogar com os amigos.

 

Contras

  • Só é possível jogar on-line;
  • Complexidade dos menus;
  • Falta de explicação dos itens do jogo.
spot_img
Guilherme
Guilhermehttp://geeksaw.com.br/
Primeiro Batman antes de Bruce Wayne. Extrovertido e sem graça. Uma mistura de piadas ruins e clichês, e um senso de humor gigante para rir delas. Editor chefe do GeekSaw. Apaixonado pela "Bigscreen" e por tudo que é novidade.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here