Após quase 7 anos de espera desde Marvel vs Capcom 3 Fate of Two Worlds, e posteriormente Ultimate Marvel vs Capcom 3, Marvel e Capcom se juntam novamente para nos apresentar Marvel vs Capcom Infinite, o mais novo jogo de luta baseado nos personagens das duas empresas de sucesso, mas será que este novo título está à altura de seus antecessores?… é o que veremos a seguir.
MvsCI já chega trazendo muita novidade em sua bagagem, e também algumas características dos jogos anteriores, uma melhora gráfica significativa e personagens inéditos.
Começando pelas mudanças, agora teremos lutas em duplas, isso não é necessariamente uma novidade e vem desde X-Men vs Street Fighter, passando por Marvel vs Street Fighter e Marvel vs Capcom, logo depois adotando o sistema de trios para Marvel vs Capcom 2 e 3. Para alguns jogadores essa mudança pode ser ruim pois é uma barra de vida a menos em combate, por outro lado, agora vamos ter que escolher muito bem as duplas e saber jogar bem com ambos os lutadores vai ser crucial para a sobrevivência.
Inédito modo história
Talvez uma das maiores novidades é a inclusão do modo de estória, seguindo o mesmo padrão que Mortal Kombat, Injustice e Street Fighter V, Marvel vs Capcom Infinite nos traz uma boa história recheada de cenas de ação, e também muitos clichês, frases de efeito e uma boa dose de parceria entre personagens dos dois mundos.
A trama se inicia quando o robô genocida Ultron se encontra com Sigma, (ex líder dos Maverick Hunters que foi contaminado por um vírus e desde esse dia se tornou o pior inimigo de X e Zero) munidos das Joia do Espaço e da Joia da Realidade e com um objetivo em comum, destruir toda a vida orgânica de seus respectivos mundos se fundem criando Ultron Sigma, um ser capaz de concretizar o plano idealizado caso não seja detido.
Após terem os universos fundidos, cabe aos heróis darem fim aos planos de Ultron Sigma, mas o vilão, apesar de poderoso, contará com alianças de outros vilões, alguns até inéditos na série, fazendo com que até os heróis tenham que formar alianças com figuras pouco confiáveis.
Personagens
MvsCI conta desde o inicio com 30 personagens selecionáveis e mais 6 via dlc, sendo eles, do lado da Capcom: Strider Hiryu, Arthur, Frank West, Chris Redfield, Megaman X (retornando para a série), Zero, Nemesis, Dante, Ryu, Spencer, Chun-li, Morrigan, Jedah (novo vilão), Firebrand, Haggar e através do primeiro pacote de dlc Sigma (novo vilão e antagonista) e Monster Hunter (diretamente do jogo de mesmo nome), do lado da Marvel temos: Rocket Raccoon, Doctor Strange, Hawkeye, Ultron (novo vilão e antagonista), Gamora (nova heroína), Ghost Rider, Iron Man, Thanos (retornando como personagem selecionável após ser o vilão principal de Marvel Super Heroes), Nova, Hulk, Captain Marvel (nova heroína), Thor, Captain América, Spider-Man, Dormammu e posteriormente via primeiro pacote de dlc, Black Panther (novo herói). Mais três serão liberados logo em breve que são: Black Widow, Winter Soldier e Venom, ambos da Marvel.
O visual dos personagens e cenários também está bem trabalhado, você já pode notar isso na tela de seleção, onde é possível observar características nas vestimentas de cada lutador, arranhões em armaduras, veias saltando em personagens musculosos, e o tecido das roupas femininas, como os cenários agora são mesclados por dois universos, detalhes de ambos aparecem bem destacados, como o caso de M.O.D.O.K. em uma instalação da Umbrella, agora chamada de A.I.M.BRELLA, ou a estátua do líder da Mad Gear de Final Fight em nova York em frente a torre dos Vingadores.
A inclusão de vários novos personagens é muito boa e da uma renovada no elenco, porém não podemos deixar de sentir falta dos nossos amados X-Men, devido a briga de direitos entre Disney/Marvel e Fox, não veremos tão cedo Wolverine, Magneto, Sentinela e os demais, pelo menos não por enquanto, vamos torcer para que algo mude, e talvez em possíveis pacotes de dlc’s eles não deem o ar da graça, não custa sonhar.
Jogabilidade
Falaremos agora sobre a jogabilidade, em UMvsC3 tínhamos os comandos divididos em três botões para ataque sendo eles fraco, médio e forte e um quarto botão para lançar o oponente ao ar, os botões L e R tinham configurações mistas, sendo comandos combinados para a execução de especiais mais fáceis, dash para frente ou para traz e para troca entre os três personagens, a mecânica em MvsCI mudou, agora temos dois botões para soco e dois botões para chute sendo fraco e forte respectivamente e os L e R podem ser usados em combinações de soco ou chute, troca de personagem e uso das joias do infinito, esse formato de quatro botões já era usado em MvsC2 e retorna agora no Infinite.
Jogadores novatos vão fazer frente aos veteranos devido ao sistema simplificado de combos, basta apertar repetidas vezes o botão quadrado (no PS4) ou X (no X Box One) para fazer um combo automático, que continua no ar e finaliza lançando o oponente para o chão, um combo bem simples, mas que pode gerar grande prejuízo caso seja repetido diversas vezes, também temos o método simplificado para o hipercombo, bastando apertar triangulo e bola (PS4) ou Y e B (Xbox One).
Mas o jogo também conta com combos avançados, como deveria de ser, e com o novo sistema de troca de jogador as opções são quase infinitas, você que gosta dessa parte com certeza vai gastar diversas horas no treinamento, pois todos os personagens antigos que retornaram estão com a jogabilidade parcial ou totalmente modificada, isso pode ser bom, poder ser ruim, vai depender de como você jogava com determinado personagem e do grau de afinidade que tinha com sua jogabilidade antiga, mas nada como um bom treinamento para deixar essas novas habilidades afiadas.
O poder está em suas mãos
Temos a inclusão das Joias do Infinito, pedras que ao serem usadas geram um enorme poder ao usuário ou atribuem habilidades muito especiais, durante o combate é possível usa-las de duas maneiras, a Onda do Infinito é uma execução simples proporcionando uma pequena porção do poder de cada joia, já a Tempestade do Infinito é utilizada quando a joia está em seu poder máximo.
Joia Vermelha: Realidade; Onda do Infinito – Lança um jato de energia que segue o inimigo. Tempestade do Infinito – Desencadeia um ataque elemental diferente de acordo com o botão pressionado.
Joia Roxa: Poder; Onda do Infinito – Ataque poderoso que joga o inimigo contra a parede. Tempestade do infinito – Aumenta a energia de ataque e cada acerto joga o inimigo para trás.
Joia Azul: Espaço; Onda do Infinito – Puxa o inimigo na sua direção. Tempestade do Infinito – Prende o inimigo em uma jaula de energia, restringindo seus movimentos.
Joia Verde: Tempo; Onda do Infinito – Avance uma distância determinada em supervelocidade. Tempestade do Infinito – Ataque o inimigo com combos rápidos e aumenta a velocidade da troca ativa.
Joia Amarela: Mente; Onda do Infinito – Ataque de arremesso que imobiliza o inimigo. Tempestade do Infinito – A barra de hipercombo enche continuamente.
Joia Laranja: Alma; Onda do Infinito – Ataque de longo alcance que rouba vida do inimigo. Tempestade do Infinito – Reviva um parceiro caído e avancem juntos contra o adversário.
Curiosidade
Essas Joias do Infinito foram usadas no Arcade de Marvel Super Heroes, nele, a medida que se avançava derrotando os adversários ia se obtendo as joias, elas ficavam armazenadas e podiam ser usadas todas numa mesma luta se o jogador as possui-se e assim quise-se, em MvsCI só é possível equipar uma joia, mas com uso ilimitado, diferente do MSH que ao se usar uma joia, esta ficava indisponível até a próxima luta.
Modos de jogo
Além do já citado modo de estória, MvsCI possui um modo Arcade para partidas ao acaso, que consiste em derrotar vários inimigos e no final um chefão, porém ao concluir não temos nenhuma animação ou final de personagem como em UMvsC3, apenas uma tela com a foto da dupla vencedora e uma palavra de agradecimento seguido dos créditos, a única recompensa são cores extra para os personagens usados e títulos para a coleção.
O modo Online para partidas ranqueadas e casuais, foi um pouco demorado para encontrar adversários e quando achamos, tivemos algumas partidas rápidas e sem legs, outras já proporcionaram um pouco de lentidão, nas opções do jogo é possível modificar um status onde fazemos uma simulação de leg, com grau de 1 a 5, tendo assim uma maneira de treinar com leg, mas sem estar online, o pessoal da Capcom já havia pensado nisso desde MvsC3 onde também existe essa opção.
Um modo de treinamento onde você pode aprender os novos comandos e conhecer melhor os novos integrantes do jogo.
Modo de missões que consiste um breve tutorial para aprender os comandos básicos do jogo (para os novatos) seguido de 10 missões para cada personagem, começando por golpes simples até combos mais elaborados, aqui é onde está o maior desafio off-line do jogo.
Temos a Coleção, tudo que você irá obter vira para cá, você poderá ver os filmes do modo estória, conferir sinopse de personagens, ver artes conceituais, sons e vozes do jogo.
E por fim as configurações do jogo e uma aba para acessar o Playstation Store.
Conclusão
Marvel vs Capcom Infinite é um bom jogo, trás sangue novo com a inclusão de novos personagens, os antigos foram modificados dando uma impressão de que são novos, uma nova mecânica mais facilitada para novatos e veteranos, dando um equilíbrio melhor ao jogo, as joias do infinito voltaram e estão melhor do que antes.
Mas nem tudo são flores, não temos os X-Men, e eles fazem uma falta terrível, outra coisa muito desagradável é que para o seu lançamento MvsCI foi vendido com preços de 220,00 a 249,90 reais, um preço alto diga-se de passagem, e ainda deve-se comprar o passe de temporada caso queira todos os personagens, que não deve sair por menos de 90,00 reais, ou mesmo o pacote premium de roupas extras no mesmo valor, tornando a aquisição de tudo meio inviável.
Fora esses pontos negativos, Marvel vs Capcom Infinite vale a pena e com certeza vai juntar os amigos para aquela boa e velha jogatina, seja local ou online, ele já está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC’s.
Nota: 7