A TriStar Pictures, The Mark Gordon Company, The C.S. Lewis Company e Entertainment One anunciaram hoje oficialmente planos para reviver a franquia As Crônicas de Narnia com A Cadeira de Prata. Sony e eOne irão distribuir. Mark Gordon, o enteado de C.S. Lewis, Douglas Gresham, Vincent Sieber, e Melvin Adams vão produzir. David Magee (As aventuras de Pi) ficará encarregado do roteiro.
Será um novo começo para a adorada série infanto-juvenil de C.S.Lewis nos cinemas. As adaptações anteriores de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), Príncipe Caspian (2008) e A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010) arrecadaram 1,6 bilhões, no total. Os primeiros dois filmes foram distribuídos pela Disney, enquanto Peregrino da Alvorada foi para a Fox.
“Desenvolver este projeto com a The C.S. Lewis Company foi imensamente animador e uma verdadeira alegria”, Gordon disse a Deadline. “Estamos tão gratos por nos juntar aos nossos bons amigos na TriStar e parceiros na eOne para apresentar este novo e mágico capítulo da franquia Nárnia para os fãs ao redor do mundo. Tantos os antigos, quanto novos”.
“Ler As Crônicas de Nárnia foi uma das mais importantes experiências da minha infância, assim como tem sido para crianças ao redor do mundo por gerações”. Minghella disse em uma declaração. “Ter a oportunidade de trazer os filmes de Nárnia à vida com um novo time criativo é um ponto alto da minha carreira. Nossa missão é consolidar a TriStar Pictures como um lar para filmes literários e comerciais. Este filme representa um grande passo para nós. Estamos entusiasmados por trabalhar com Mark, Doug, Melvin, Vincent e David adaptando A Cadeira de Prata”.
“Tem sido divertido e empolgante trabalhar com Mark Gordon e David Magee para desenvolver o próximo filme de Nárnia e agora é um prazer receber a TriStar em nossa família Nárnia”, disse Gresham. “Eu espero ansiosamente para mergulhar novamente nas alegrias e desafios de trazer mais uma vez Nárnia para as telas, agora com a maravilhosa história de A Cadeira de Prata”.
A Cadeira de Prata foi o quarto romance publicado da série As Crônicas de Nárnia e o sexto na lista de preferidos de Lewis, lendo cronologicamente. A história se passa dez anos após os eventos de A Viagem do Peregrino da Alvorada na linha do tempo de Nárnia, mas somente um ano depois na Terra. O príncipe Caspian agora é o Rei Caspian X e seu filho, príncipe Rilian, desapareceu. Aslan convoca duas crianças inglesas para resolver o mistério do desaparecimento do príncipe: Eustáquio Mísero, que apareceu previamente em A Viagem do Peregrino da Alvorada e sua colega de classe, Jill Pole.