Infelizmente, a resposta acabou por ser “certamente não Colin Firth”
Uma das grandes virtudes do mundo literário é que a ambiguidade das palavras significa que podemos criar seu mundo através dos filtros de nossa própria imaginação.
Em termos menos sofisticados, isso significa que podemos imaginar o Sr. Darcy, orgulhoso e preconceituoso, da forma que mais nos agradar – de sua angustiada paixão pela livraria local ou, mais confiável, Colin Firth da amada série da BBC.
Para a tristeza dos fãs, os acadêmicos chegaram para acabar com a festa, se unindo para analisar cuidadosamente o texto de Austen e elaborar um retrato historicamente preciso do personagem, como encomendado pelo canal de Tv para comemorar sua temporada de Jane Austen.
Realizado por John Sutherland, Lord Northcliffe Professor Emérito de Literatura Inglesa Moderna na University College de Londres e Amanda Vickery, Professora de História Moderna na Universidade Queen Mary de Londres, a reavaliação levou em consideração o texto, padrões de beleza contemporânea e a própria vida pessoa de Austen que ela pode ter se inspirado.
Também foram relevantes quaisquer ilustrações iniciais do personagem, bem como os fatores socioeconômicos e culturais que podem ter impactado em como Darcy se apresentaria.
Suas principais descobertas revelaram que Darcy não teria, de fato, cabelos escuros, de mandíbula quadrada, que ele frequentemente mostra como em iterações modernas; Ele teria usado a peruca em pó tradicional da época, ao lado de possuir uma tez pálida de pele branca e rosa.
Ele também teria um longo rosto oval com uma boca pequena, queixo pontudo e nariz comprido ao lado de ombros esguios e inclinados, com grandes quadris, coxas e panturrilhas; Todas as características comuns de um cavalheiro daquela época. Ele também teria sido mais baixinho, o oposto de Colin Firth ou de Matthew MacFadyen no filme de 2005.
Amanda Vickery afirmou: “Sr Darcy é um personagem literário icônico, conhecido pela sua boa aparência, charme e mistério. Como Austen escreveu Orgulho e Preconceito na década de 1790, o nosso retrato de Darcy reflete o físico masculino e características comuns na época. Os homens exibiam cabelos em pó, tinham mandíbulas estreitas e pernas musculosas e definidas eram consideradas muito atraentes. ”
“Um forte contraste com o cinzelado, escuro, retrato meditativo de Colin Firth nós associamos o personagem com hoje. Drama’s The Real Mr Darcy – um dramático estudo de reavaliação revela que nos últimos tempos, o personagem de Darcy tem sido direcionado para o público moderno com uma injeção turbo-carregada de testosterona e romance fumegante.
Li este livro;
Vi o filme ;
E não entendi nada.