Katie Leung de Harry Potter afirma que foi instruída a negar ataques racistas

0
364

A atriz dos filmes de Harry Potter, Katie Leung, afirma que foi instruída a negar ataques racistas contra ela, por forças dentro da indústria. Leung (que interpretou a amiga / interesse amorosa do Cho Chang em Harry Potter 4 – 8) relembrou o que aconteceu após sua confirmação no elenco para a franquia Harry Potter, durante uma entrevista recente. Segundo seu relato, depois de ver a maré negra de comentários racistas de alguns fãs de Harry Potter, a coisa mais perturbadora foi a forma casual que lhe disseram para negar publicamente que tais coisas estivessem acontecendo. Para ser justo, Leung não parece esclarecer se essa instrução veio de publicitários de estúdio ou de sua própria equipe, mas é perturbador de qualquer maneira.

“Eu estava me pesquisando no Google em um ponto, e estava neste site, que era meio dedicado ao fandom de Harry Potter”, Katie Leung disse ao podcast Chippy Girl Chinese. “Eu me lembro de ter lido todos os comentários. E, sim, era muita merda racista.”

Lembro-me deles me dizendo: ‘Olha, Katie, não vimos esses, esses sites de que as pessoas estão falando. E você sabe, se alguém perguntar isso, apenas diga que não é verdade. Diga que não está acontecendo.”

Na época de seu caso em Harry Potter, Katie Leung tinha apenas 16 anos, sem nenhum treinamento formal de mídia. Desnecessário dizer que isso deixou a jovem em uma posição muito vulnerável quando se tratava de falar ou não:

“Eu apenas balancei a cabeça”, lembra Leung. “Eu estava tipo, ‘Ok, ok’, embora eu mesma tivesse visto com meus próprios olhos. Eu estava tipo, ‘Ok, sim, vou apenas dizer que está tudo ótimo … Eu estava realmente muita grata por essa posição em que estava. Fico dizendo: ‘Oh, gostaria de ter dito algo’. Mas você não pode fazer isso”.

O que Katie Leung está expressando não é incomum em Hollywood – na verdade, sua história parece fazer parte de um coro crescente de relatos, particularmente de atores minoritários, sobre como os estúdios e / ou equipes de relações públicas os protegem ou não de ataques racistas e assédio. No momento em que este artigo foi escrito, a atriz Kelly Marie Tran de Star Wars e Raya e a estrela de Liga da Justiça de Zack Snyder, Ray Fisher, estão ambos fazendo manchetes por divulgar relatos semelhantes de suas experiências como novatos na indústria. Suspeitamos que mais e mais histórias semelhantes começarão a vir à tona até que as coisas mudem.

Os filmes de Harry Potter estão sendo transmitidos pela HBO Max.