O final da primeira temporada de Loki abriu as coisas em grande estilo para o Universo Cinematográfico da Marvel, trazendo oficialmente o multiverso. Embora o subtítulo da sequência de Doutor Estranho, “No Multiverso da Loucura”, aludisse a isso já ser uma coisa, Loki fez questão de plantar um pé firme no chão e confirmar o quão importante esse conceito seria no futuro. Falando em uma nova entrevista, talvez para surpresa dos fãs da Marvel, o chefe da empresa Kevin Feige confirmou que uma recente reunião entre todos os poderes que estão na casa das idéias foi realizada para estabelecer algumas regras.
“Como você indicou antes de começarmos a gravar, o multiverso está surgindo em grande estilo”, disse Feige ao podcast D23 Inside Disney (H / T The Direct). “Há interconectividade lá que as pessoas já começaram a ver e descobrir e eu tive uma reunião esta manhã com toda a ampla equipe da Marvel Studios examinando o multiverso e as regras do multiverso e exatamente como realmente entregar a emoção em torno do multiverso. Porque, assim como acontece com a Marvel, esse é um tópico – quando Sam Jackson apareceu pela primeira vez em uma participação especial no final do Homem de Ferro. Achei que seria um grupo relativamente pequeno de pessoas que estavam empolgadas com isso e que nós teríamos que educar um público mais amplo sobre o que isso significava e quem era Nick Fury, mas quase instantaneamente, se você se lembra, de volta ao verão de 2008: isso acendeu a imaginação de todos. “
Feige também confirmou que um “quadro branco” para manter o controle da continuidade do MCU nunca foi necessário para a Marvel Studios, mas com o multiverso agora em jogo, eles podem precisar de um.
“Costumávamos não precisar [de um quadro branco] porque realmente estava tudo em nossa imaginação coletiva no estúdio”, disse Feige. “Pouco antes da pandemia, começamos a dizer: ‘Sabe, talvez precisemos de um grande quadro branco’ e então todos entramos em nossas casas.” O final da primeira temporada de Loki ofereceu a configuração de muitos dos projetos anunciados no Universo Cinematográfico Marvel, incluindo uma segunda temporada da série Disney +, o próximo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e potencialmente até mesmo o próximo Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Mais importante ainda, Loki trouxe Jonathan Majors para o MCU e introduziu a ideia do multiverso, a chegada de um dos maiores vilões da Marvel, e potencialmente até mesmo o longa de Guerra Secretas.