Baldur’s Gate 3 tem muito o que a entregar em termos de narrativa e está conquistando seu espaço como um dos CRPGs de mais sucesso da história. Mas uma grande parte do seu chamariz inicial para além do nicho se deu por conta da libido um tanto quanto peculiar dos NPCs e dos companheiros de aventura com os quais passeamos pelos Reinos Esquecidos.
E, realmente, Lae’zel e Halsin estavam entre os personagens mais atirados no early game; qualquer diálogo mínimo era motivo para estes dois quererem uma noite romântica com o protagonista. No início, os desenvolvedores entraram na onda e a famosa cena de sexo com o druida na forma de urso viralizou na internet por dias.
Após alguns dias do fim do acesso antecipado do jogo, os jogadores começaram a perceber que alguns NPCs estavam se jogando demais para cima de seus protagonistas, romanticamente falando. Mas acontece que quase tudo isso estava acontecendo por conta de uma configuração errada.
Em entrevista ao portal TheGamer, Swen Vincke, fundador do estúdio por trás do game, explicou que os romances estavam com problemas na semana de lançamento.
“Então… foi um bug. Os limites de aprovação eram muito baixos quando lançamos. É por isso que eles estavam tão excitados no começo. Não era para ser assim. Nós consertamos isso desde então, pelo menos para alguns deles. Ainda estamos consertando um pouco deles.”
Ele continuou dizendo que a intenção era simular relacionamentos humanos — em certo ponto — da forma mais realista possível, o que faria com que essas investidas amorosas logo de cara fossem um pouco problemáticas e fora de tom.
Ninguém ficou surpreso que foi Gale que foi o mais afetado pelo bug.
“Não foi intencional”, acrescenta Vincke. “Especialmente Gale. [Ele] não deveria estar instantaneamente lá.”
Mas parece que esse não foi realmente um problema para a grande maioria dos jogadores. As críticas estavam mais direcionadas para a dificuldade de encontrar abertura em diálogos com personagens como Astarion e Umbralma no early game, mas o romance fácil do jogo fez com que a comunidade criasse até um speedrun de sexo com a Lae’zel e outros NPCs.
Isso não significa que o jogo ficou mais conservador: o protagonista terá apenas um pouco mais de trabalho ao construir uma relação romântica com certos personagens a partir de agora, mas todas as cenas íntimas continuam lá.
Podemos esperar mais patches e hotfixes para Baldur’s Gate 3. A próxima atualização provavelmente resolverá alguns problemas no PS5, já que os jogadores relataram bugs gráficos na plataforma. No momento, parece que a melhor maneira de evitá-los é desligar o modo HDR e jogar com configurações gráficas mais baixas.
O que vocês acham? Deveriam manter assim ou mudar para uma forma mais difícil de conquistar? Deixe nos comentários os seus pensamentos!