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BGS 2016 | Milton Leite fala sobre a sua experiência de narrar o novo PES 2017

A BGS 2016 ocorreu em São Paulo entre os dias 01 ao 05 e proporcionou aos fãs várias experiências novas com a adição de muitos jogos ao mercado.

A Konami estava presente e colocou para testes a Demo do novo PES 2017 que terá a ilustre narração de Milton Leite. QUE BELEZA!

Nós do GeekSaw entrevistamos o famoso narrador que já teve história no mundo dos games e ele nos contou o que ele achou desse retorno ao mercado e suas expectativas sobre o jogo. Confira abaixo nossa entrevista completa:

P: Milton Leite, conhecemos o seu trabalho de longa data, e gostaríamos de saber qual o sentimento que você tem sabendo que atingirá um público diferente e gigante, o que poderá trazer um reconhecimento ainda maior para sua carreira.

R: Primeiramente, um sentimento de alegria. Eu já havia trabalhado com games no começo dos anos 2000 e foi um trabalho que me agradou muito. Conheci um público que eu não tinha muito contato fora da Televisão. Então, estou feliz em voltar, ainda mais agora em que os games estão ainda mais populares do que naquela época. Hoje percebo que, diferentemente daquela época, existem comunidades, caras que são “Fifeiros”, caras que são “Peseiros”, e só jogam um dos jogos, não trocam. Estar nesse mundo é muito legal. O que você tem de tecnologia nesses jogos hoje em dia é muito maior do que era naquela época. Até para gravar foi muito mais fácil do que naquela época, em função disso. Estou muito contente, naquela expectativa de ver as pessoas jogando e ver se a expectativa delas também foi bem atendida.

 

P: Foi uma grande surpresa você aparecer no PES, ainda mais depois de participar em outras franquias. Como foi o trabalho no estúdio? Deve ter tido bastante trabalho. Tem algum bate-bola com o Mauro Betting no jogo?

 

R: No jogo tem! Mas não gravamos juntos. Ele gravava a fala dele e eu a minha, e depois a edição junta. Até por que, eu tive que gravar muito mais que o Mauro, pois ele já tem um histórico no jogo, que eu não tenho, tive que gravar o jogo inteiro. Mas as falas que ele tinha que fazer comigo, no geral, ele gravava um dia antes, e eu chegava, ouvia o que ele tinha falado, e adaptava as minhas falas para o texto. Como wu tinha que gravar o jogo inteiro, eu demorei mais de 40 dias no estúdio. Ia para lá 3 ou 4 vezes por semana, ficava por lá por uma hora e meia, duas horas, as vezes até três horas de estúdio, pois foram quase 13.000 arquivos que eu tive que gravar. Então, demorou bastante, foi algo longo, mas foi bem feito. Achamos que conseguimos fazer com cuidado. Pro texto ficar parecido com o que eu faço na TV. Para nós o resultado ficou muito bom!

 

P: Exatamente neste ponto! Somos fãs do seu trabalho na TV. A emoção que você passa no jogo é algo sensacional! Queríamos saber se você conseguiu passar essa emoção para o jogo. Pois no mundo dos games de futebol, as narrações, principalmente as em português, não trazem a emoção que o jogo pede, com algumas falas perdidas no meio do jogo. Você acha que conseguiu?

 

R: Eu acho que sim! A avaliação que eu fiz, e que o pessoal do estúdio fez, foi de que estava muito próximo do que eu faço na televisão. Eu recebia o texto antes. Adaptava ao meu jeito de narrar, mesmo na hora quando mudávamos alguma coisa, o pessoal do estúdio dava uns toques por conhecer melhor a mecânica do jogo, mas eu sempre tentava adaptar para o meu jeito. Então acho sim que está bem próximo, Todos os meus bordões estão lá, tive o cuidado até de, por exemplo, tem muito grito de gol, certo? E o gol não é sozinho, vem sempre seguido de algum complemento. Eles até sugeriram de gravar um gol só e depois eles editariam, para não precisar ficar gritando gol várias vezes, mas preferi fazer o texto todo. Gritei todos os gols que estavam lá, pois achei que ficaria bem mais natural a frase inteira com o gol, as vezes até com um nome de jogador no final, então, novamente, dentro dessa maneira que fizemos, ficou bem próximo da TV sim. Se não ficasse seria ruim, pois a Konami fez uma pesquisa pra renovar o jogo e meu nome foi muito citado, então, as pessoas queriam o cara da televisão. Então acho que ficou muito parecido! Ficou bem legal!

 

P: Você teve bastante liberdade na hora de gravar? Tentou algo novo que achou que poderia ficar legal no jogo?

 

R: Na verdade, não daria nem tempo de eu criar algo. Na verdade, nunca crio nada, as coisas que falo saem na hora, são bem naturais. AS vezes, os bordões não sou nem eu quem crio, ouço em algum lugar e reproduzo ali na hora, não fico em casa pensando em bordão, então não teria sentido fazer isso no jogo. Deve ter sim uma coisa ou outra no jogo que eu não fale na TV, mesmo por que, o jogo traz situações diferentes de vez em quando também. Enfim, tentei dar a minha cara ao jogo, algo bem natural.

 

P: Você chegou a ouvir alguém falando sobre você no jogo? Já teve algum tipo de feedback?

 

R: Então. Foi assim: A Konami me disse que havia feito a pesquisa, e que meu nome havia sido muito citado. Me convidaram, fizemos o jogo. Agora o que acontecido foi que segunda-feira, foi anunciado oficialmente que seria o narrador, e até hoje, a repercussão tem sido fantástica. Estou nas redes sociais, tenho Facebook, Instagram, e rolou algo que nunca tive com evento nenhum, nem em copa do mundo, nem em olimpíadas. A Konami também me disse que nos meios deles, a repercussão também está sendo muito positiva, muito mais do que eu imaginava que poderia ser. Então, por isso tudo, esperamos que as pessoas irão atrás do jogo e que ele fará sucesso.  Minha preocupação agora é que toda essa expectativa seja atendida e que fique legal!

 

P: E a diferença no estúdio, da época que você gravou o FIFA para agora com o PES. O que você pode nos dizer a respeito disso?

 

R: O que percebi é que hoje a tecnologia está muito mais avançada, faziam dez anos que não gravava, minha última gravação foi em 2005, para um jogo que saiu em 2006. Então, tudo em termos de gravação e estúdio melhorou demais. Antigamente, eles mandavam uma pilha enorme de texto, tudo em papel ainda. Dessa vez recebi em pedaços, tudo no computador, chegava no estúdio já estava lá na tela para eu ler. Os computadores são muito mais avançados para você corrigir coisinhas, cortar falas no meio. Então achei muito mais fácil gravar dessa vez. Esse primeiro deu muito trabalho, pois foi muito grande, foi a primeira vez, mas foi muito mais fácil do que antigamente.

 

 

P: Você já jogou o jogo? Se sim, conte-nos a sua experiência como jogador.

 

R: Não joguei o jogo. Aliás, minha experiência como jogador é zero (risos). Preciso aprender. Tenho dito para todo mundo que esse jogo eu me obriguei a aprender a jogar. Sou de uma geração, onde não tínhamos acesso a essa tecnologia. Agora, meu neto, de 2 anos, já mexe em tablete, e daqui pouco tempo, já vai estar jogando, e eu vou ter que jogar com ele. Então, tenho essa obrigação de aprender. Não só por que eu quero ver como é. Antigamente, eu só via o jogo com a minha voz, com alguém jogando, nunca joguei. Dessa vez, eu quero jogar! Mas agora com ele pronto, eu ainda não vi, nem ninguém jogando. O resultado que eu tenho é do que vi no estúdio. As imagens que eu tenho são as mesmas que vocês viram aqui e em outros materiais promocionais.

 

P: Deve ser realmente uma experiência bacana!

 

R: Deve ser sim! Da última vez que gravei, lembro que era muito legal ver quem realmente sabe jogar, até por que, o jogo é muito dinâmico, é muito legal, você ver e estar ali a sua voz.

 

 

PES 2017 estará disponível nas plataformas PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Guilherme
Guilhermehttp://geeksaw.com.br/
Primeiro Batman antes de Bruce Wayne. Extrovertido e sem graça. Uma mistura de piadas ruins e clichês, e um senso de humor gigante para rir delas. Editor chefe do GeekSaw. Apaixonado pela "Bigscreen" e por tudo que é novidade.
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