Star Wars: The High Republic se passa 200 anos antes da Saga Skywalker, em uma época em que a Ordem Jedi estava florescendo e o Império Sith havia sido destruído. Os fãs de Star Wars ficaram intrigados com a ideia de ver os Jedi em um momento tão diferente de sua história. Mas com o fim da ameaça Sith (por enquanto), os fãs têm se perguntado: o quanto de ameaça o lado negro representa na era da Alta República? Bem, fiel ao seu título, o novo romance da Alta República, Into The Dark, revela um novo tipo de ameaça do lado negro para os Jedi enfrentarem!
Aviso: Spoilers de Star Wars: The High Republic – abaixo!
A trama de Into The Dark vê quatro pares de Jedi (O Padawan Reath Silas e os Cavaleiros Jedi Orla Jareni, Cohmac Vitus e Dez Rydan) juntos em uma viagem para a nova base Jedi / República conjunta na Orla Exterior, Starlight Beacon. No entanto, um grande desastre no hiperespaço força a nave contrabandista que transportava os Jedi a desviar para uma estação espacial abandonada em um setor remoto do espaço. É nessa estação que os Jedi fazem uma descoberta inquietante: a presença inconfundível do lado negro.
O primeiro ato de Into The Dark vê o Jedi rastrear a presença do lado negro de um conjunto de ídolos encontrados em um grande arboreto encontrado a bordo da estação. O segundo ato do livro vê os Jedi combinados perderem um dos seus em um trágico acidente (Dez), e usarem seus poderes da Força combinados para executar uma técnica de selamento da Força, destinada a impedir que a energia do lado negro dentro dos ídolos vaze. No entanto, depois de trazer os ídolos com segurança de volta para Coruscant e o Templo Jedi, Reath, Cohmac e Orla são jogados na reviravolta do aprendizado, eles cometeram um grave erro: os ídolos não deveriam conter a energia do lado negro, eles eram supressores de uma ameaça do lado negro dentro da estação.
O ato final de Into The Dark vê Reath, Cohmac e Orla retornar os ídolos para a estação apenas para descobrir a ameaça esperando lá: uma raça de plantas vivas conhecida como Drengir. Acontece que o arboreto da estação era uma cela de prisão, com os ídolos mantendo as criaturas do lado negro em estase forçada. Reath Silas faz uma descoberta ainda mais sombria nas entranhas da estação: um sistema de transporte que leva diretamente a um planeta de Drengir. Nesse planeta, Reath também encontra Dez Rydan, que não foi vaporizado como pensamento, mas sim transportado para o mundo Drengir, onde foi mantido prisioneiro e torturado.
Com o Drengir, Star Wars introduziu um tipo muito diferente de ameaça do lado negro. As criaturas vegetais são virtualmente impossíveis de matar devido às suas formas amorfas de plantas; suas armas incluem vinhas e espinhos longos semelhantes a chicotes, que também são revestidos de veneno e podem ser usados como projéteis. Os Drengir não são feras selvagens, mas sim uma raça inteligente e astuta de brutos guerreiros. Eles são adeptos do aprendizado de novas tecnologias e estratégias militares, e as toxinas que usam representam uma nova ameaça única para os Jedi. Star Wars sempre apresentou os Sith como a principal ameaça do lado negro para os Jedi, mas agora a Alta República introduziu uma imagem mais ampla de como o lado negro pode ser transformado em arma. O encontro com o Drengir é apenas o começo: agora que eles sabem que são velhos inimigos Os Jedi estão lá fora, os Drengir naquele planeta perdido estarão em busca de vingança.