Google search engine
HomeLivrosAnalises LivrosResenha | O Problema dos Três Corpos

Resenha | O Problema dos Três Corpos

“O universo não era desolador. Não era vazio. Era cheio de vida! A humanidade havia dirigido seu olhar para os confins do universo, mas não fazia ideia de que a vida inteligente já existia nas estrelas mais próximas da Terra.” 

 

A editora Suma de letras nos apresenta o primeiro livro da trilogia do autor Cixin Liu,  intitulado  O Problema Dos Três Corpos. Vencedor do Premio Hugo 2015.

 

 

Algumas reflexões podem fazer alguns calafrios subirem por sua espinha e permanecer la por anos. A possível relação entre a humanidade e o mal determinaria então o pensamento e o rumo da jovem Ye Wenjie.

China, 1967. Neste momento da revolução somente contemplaríamos o  olhar de uma só expressão petrificada de devoção e sonhos. Muitos gênios tiram suas próprias vidas pois aquele momento da revolução cultural que necessariamente implantada por Mao Tsé – Tung, rejeitada muitas das praticas ocidentais.

A jovem astrofísica Ye, durante  todo o seu trabalho na base da costa vermelha não imagina que os seus estudos sobre os raios solares e a comunicação via rádio exerceria uma grande influência no futuro do mundo e talvez muito além disso, ultrapassando fronteiras. Seu sofrimento então leva ela a explorar cada vez mais sua genialidade. Neste momento da historia, na china qualquer ideia que se atravesse alçar voo  logo voltaria cair ao chão,  a gravidade da realidade era forte demais. Havia uma  grande quantidade de  superstições e relações há muitos assuntos que na verdade eram apenas no futuro se expandindo. Mais de 40 anos depois, o professor, Wang Miao torna-se o protagonista dessa trama. Explorando a continuidade ao trabalho da jovem Ye, estando  presente em uma relação direta com a fronteira da ciência, a organização mais famoso no meio acadêmico.

O general Chang se apresenta como o  responsável por uma investigação que envolvia a morte de vários nomes da ciência em situações sigilosas com ligações a drogas psicotrópicas e manipulações ideológicas, semelhantes a seitas religiosas. O professor especialista em nanomateriais é então convidado a participar de uma reunião secreta. Não obtendo todas as informações pertinentes,  ele inicia uma investigação que o leva a um jogo on line denominado “Ostrês corpos“, qual em uma realidade virtual, trajado por um roupa especial  ele se vê em uma outra civilização e precisa então desvendar todos os níveis do jogo. Cenas indescritíveis e surreais são apresentadas, revelando a evolução de outra civilização, Os Trissolaris.

O  colapso chega  em todo o sistema. A grande questão antiga que assola todo universo poderia ser então desvendada e a solitude da terra pode ser então desfeita. O professor está disposto a ir muito além,  a humanidade nada mais é do que um  ponto na escuridão do universo. Os esforços de Ye a muito tempo atrás ressoam nas descobertas de Miao nos dias atuais. A mensagem final em resposta seria então um ato de guerra ou a mais simples verdade sobre a soberania nata da fragilidade do mundo.

Narrado em terceira pessoa essa trama “ Hard Science Fiction” não tende a deixar o leitor na borda de suas aspirações. Sua critica a Revolução Cultural é nitidamente enfatizada e o mundo da ficção bem explorado. A ideia de inserir essa trama de ficção científica em um período conturbado da china somente realça o mérito ao premio Hugo em 2015. Liu – PhD em Astrofísica – consegue fluir os assuntos em tamanho e conteúdo de forma que o leitor pode chegar as suas próprias soluções durante a leitura. Os personagens principais se alternam de acordo com o cenário, sendo que Ye consegue ser mais expressiva que o Professor Miao. Enquanto os personagens secundários tende a ter suas posições mas, não ultrapassam essa linha. Já o mundo surreal do vídeo game desafiara a imaginação do leitor, enquanto a  harmonia do tema que une, conspirações politicas de níveis mundiais com a vida fora da terra se torna fantástica, desde a década de 60 até nossos dias atuais. Obstante a assuntos de gênero social, como o avanço da tecnologia bloqueado por diversas distinções de ideologias. O livro conta ainda com um Posfacio escrito pelo próprio autor Cixin Liu. Com excelentes criticas e recomendações dentro e fora do gênero, e sendo o primeiro de uma trilogia, a muito para se ver ainda, como possíveis dissoluções de arcos que são  deixamos em pontos clímax da trama. Este livro pode, e é de longe uma das melhores leituras de ficção científica que temos atualmente.

 

  • Paginas: 320
  • Titulo: O Problema Dos Três Corpos
  • Editora: Suma de Letras
  • Idioma: Português
  • Autor: Cixin Liu
  • Preço: 49,90
Guilherme
Guilhermehttp://geeksaw.com.br/
Primeiro Batman antes de Bruce Wayne. Extrovertido e sem graça. Uma mistura de piadas ruins e clichês, e um senso de humor gigante para rir delas. Editor chefe do GeekSaw. Apaixonado pela "Bigscreen" e por tudo que é novidade.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Comentários Recentes