Demorou quase uma temporada inteira para Walter White se transformar em Heisenberg e 13 episódios para Frank Underwood tomar posse como vice-presidente (spoiler!), mas os fãs já haviam se comprometido com as séries muito antes dessas evoluções na trama. Uma dica: não foi no primeiro episódio.
A Netflix analisou seus dados* globais de streaming da primeira temporada de algumas das séries mais assistidas da atualidade – tanto séries originais Netflix quanto séries que estrearam em outras redes – buscando sinais que mostrassem quando os espectadores foram fisgados. Quando os comerciais e o horário fixo de exibição desaparecem e os consumidores podem assistir a uma temporada completa no seu ritmo, você consegue ver os fãs surgindo. Em outras palavras, 70% do público que assistiu ao episódio-gancho, completou a primeira temporada, de maneira mais poética, quando os assinantes foram fisgados, não teve volta.
“Dada a natureza do horário nobre na TV tradicional, o episódio piloto é indiscutivelmente o ponto mais importante na vida de uma série”, disse Ted Sarandos, diretor de Conteúdo da Netflix, “ Na nossa pesquisa, com mais de 20 séries em 16 países, descobrimos que ninguém nunca foi fisgado no episódio piloto. Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs.
Embora os dados tenham identificado o episódio-gancho, eles são insuficientes para definir o ponto exato** da trama que desencadeou a paixão. Mas nós temos algumas ideias que podem ajudar você a se lembrar… Para começar, em Breaking Bad, o cara ou coroa pode ter decidido se Jesse ou Walt matariam Krazy 8, mas com certeza foram os restos mortais do traficante corroendo o teto da casa de Jesse que deixaram os fãs loucos para saber que rumo a temporada iria tomar. E por falar em confusão, o conturbado romance de Crazy Eyes com Piper envolve poemas, dor de cotovelo e fluidos corporais em Orange is the New Black, mas o lançamento de um pedaço de torta deve ter sido o responsável por inúmeras maratonas (episódio 3). Em Dexter, cada episódio tem seu cadáver, e no episódio-gancho o cadáver é cortesia do Assassino do Caminhão de Gelo (ou Ice-Truck-Killer, como queira). Porém, nós achamos que foram as lembranças do primeiro assassinato de Dexter que acabaram conquistando o público. Afinal, fã nenhum esquece a primeira vez (episódio 3).
“Criar uma série para a Netflix me dá uma sensação única de intimidade. A história pode seguir num ritmo muito mais natural, porque sei que posso contar com a atenção total do público. Afinal, o espectador está convidando essas personagens a entrar em sua casa”, conta Marta Kauffman. “No quarto episódio, Grace e Frankie estão num beco sem saída: resta a elas apenas confrontar o medo, a raiva e a incerteza da situação em que estão. No meu ponto de vista, como criadora, esse foi um ótimo momento para dar uma guinada na história e fazer com que a narrativa se concentrasse no futuro, e não no passado; é uma delícia saber que os espectadores estavam lá, junto conosco.”
Enquanto globalmente os episódios-gancho apresentaram uniformidade, houve algumas diferenças geográficas. Os holandeses, por exemplo, se apaixonam mais rapidamente pelas séries e são fisgados um episódio antes da maioria dos países, seja qual for o título. Arrow conquistou a Alemanha mais rápido, enquanto How I Met Your Mother fisgou primeiro o público francês. Em Better Call Saul, Jimmy McGill conquistou os brasileiros um episódio antes dos mexicanos. Austrália e Nova Zelândia são mais difíceis de dobrar: qualquer série leva de um a dois episódios a mais que o resto do mundo para fisgar os assinantes de ambos países. Apesar dessas diferenças, o momento em que os assinantes foram fisgados não teve relação com a quantidade de espectadores ou com a taxa de abandono, independentemente da série, número de episódios ou país.
Segundo o levantamento, estas são as médias globais dos episódios que fisgaram os assinantes: (clique para ampliar)
Os dados deste levantamento foram coletados a partir de contas de assinantes que começaram a assistir à primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho de 2015 no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e EUA, e entre abril e julho de 2015 na Austrália e Nova Zelândia. O episódio definido como “gancho” é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Os episódios-gancho foram identificados primeiro por país; em seguida, foi calculada a média para chegar ao episódio-gancho global. Não há relação entre os episódios-gancho, o total de espectadores ou desistência.
*Indica séries que não estavam disponíveis na Netflix de um ou mais países, portanto a média é constituída por dados de menos de 16 países.
**O levantamento da Netflix não indicou o ponto exato em que as tramas fisgaram os assinantes, mas confirmou os episódios em que isso aconteceu.