O episódio 4 de WandaVision foi uma virada de jogo, pois finalmente aprendemos mais sobre o que realmente está acontecendo no mundo do Universo Cinematográfico Marvel, fora da bolha da pequena cidade de Westview. Muitas perguntas já foram respondidas, desde o que é a realidade da sitcom, até como Visão voltou. No entanto, enquanto WandaVision estava nos mostrando todas essas grandes revelações com uma mão, também revela detalhes menores sobre os poderes de deformação da realidade de Wanda que poderiam realmente ter um grande impacto no futuro do Universo Cinematográfico Marvel.
Aviso: Spoilers do episódio 4 de WandaVision à frente!
“We Interrupt This Program” dá uma olhada em Geraldine, que se revelou ser na verdade Monica Rambeau, filha da melhor amiga da Capitã Marvel / Carol Danvers, Maria Rambeau. Monica foi apagada por Thanos no estalo e revivida pelo Hulk no Blip, bem no quarto do hospital onde ela estava cuidando de sua mãe. Maria está morta quando Monica retorna, então Monica retorna para S.W.O.R.D., a agência que sua mãe construiu.
Monica está voltando ao campo quando recebe o caso Westview. Ela e o agente Jimmy Woo (Randall Park) dirigem-se à fronteira da cidade, onde fazem uma descoberta estranha: os policiais locais fora da bolha não têm ideia de que há algo errado, ou que houve uma Westview de verdade – apesar do fato de que a cidade ainda está lá. No que diz respeito aos policiais, não há Westview (eles acham que são de “Eastview”), e as coisas estão como sempre foram.
Até este ponto, WandaVision acabou de nos mostrar o efeito dos poderes de alteração da realidade de Wanda sobre aqueles que entram em sua bolha. O episódio 4 mostra-nos que existe um efeito ondulante na alteração da realidade de Wanda – um efeito que pode fazer com que as pessoas, mesmo que indiretamente relacionadas com o assunto, se esqueçam do fato de que as mudanças ocorreram. Esse pode ser um detalhe importante a ser observado.
Com força e impulso suficientes, Wanda pode mudar a realidade de todo o planeta, e ninguém virtualmente se lembraria. Então, se Wanda quisesse, digamos, que os mutantes fizessem parte do MCU, quem saberia que os X-Men não estiveram lá o tempo todo?
Existem exceções, no entanto. Como vimos, o domínio de Wanda sobre as mentes e memórias das pessoas não é absoluto, mesmo dentro de sua bolha. Se Wanda muda toda a realidade de alguma forma, então personagens com percepção sensorial elevada – como, digamos, Doutor Estranho e Homem-Aranha – provavelmente saberiam que algo estava muito errado e teriam que ser os únicos a fazer algo a respeito.
Mais tarde, no episódio 4, temos outras implicações de como o efeito de distorção da realidade de Wanda funciona. Um agente da S.W.O.R.D. atravessa o campo e figurativamente cortado da realidade quando ele cruza as fronteiras da bolha de Wanda e se torna o sinistro “Apicultor” do episódio 2. A cientista Darcy Lewis (Kat Dennings) também descobre que Wanda está usando uma mistura de energia primordial (poder da joia do Infinito?) e antigas ondas de rádio para moldar sua falsa realidade.
Acima de tudo, temos a confirmação de que é Wanda que está fazendo tudo isso, nenhum mal externo ou demônio está mexendo com seus poderes. Ela está rapidamente se tornando uma ameaça de nível ômega para o MCU.
WandaVision transmite novos episódios todas as sextas-feiras no Disney +.